sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Todos diferentes, todos iguais

Nós estivemos a falar sobre raças e culturas diferentes e descobrimos que as minorias são grupos com poucas pessoas que tem cores da pele diferentes, ou religião, ou a língua, e que vão viver para outros países.
Há pessoas que pensam que as de outra raça são más, mas somos todos iguais – uns são bons, outros podem ser maus – e devemos respeitar toda a gente.
Muitas pessoas vieram para Portugal porque em África havia pessoas a morrer à fome por causa da guerra. Essas pessoas devem ser respeitadas apesar de terem algumas diferenças na língua, na religião, na cor da pele ou na comida que comem.
Na China e em Macau comem-se cães e gatos, mas quando os chineses vêm para cá abrir um restaurante, o comer não é o mesmo que lá se come. É mais parecido com a comida portuguesa.
Na Arábia os homens podem casar-se com muitas mulheres. O Deus dos árabes chama-se Alá e eles não acreditam em Jesus mas sim no profeta Maomet. As igrejas chamam-se mesquitas.
Há países onde tudo é muito diferente daqui. Para nós essas coisas são muito estranhas, mas para as pessoas desses países é tudo normal.
Devemos respeitar as diferenças.
Texto colectivo - Aspectos da cultura das minorias, a propósito do texto "Arco-iris" de Luísa Ducla Soares

1 comentário:

Anabela Santos disse...

Olá Gafanhotos.
Que texto tão importante e engraçado!

Passámos para dar a conhecer um interessante concurso de pintura.
Parece-me uma boa proposta de trabalho.
Participem connosco.
Mais informações no BLOGando.
Continuação de bom trabalho.
Beijinhos

Prof. Anabela
BLOGando na Escola