segunda-feira, 11 de junho de 2007

Luís Vaz de Camões

10 de Junho Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Luís Vaz de Camões, poeta português, nasceu em Lisboa no ano de 1524 (não se sabe em que dia ou mês). Frequentou a Universidade de Coimbra e fez parte do grupo de pessoas letradas da corte de D. João III. Em Lisboa foi cavaleiro fidalgo da casa real.

Tinha um espírito aventureiro. Lutou contra os mouros e serviu o reino na Índia e em Macau. Prestou serviço militar em Ceuta, onde em combate perdeu o olho direito.

Camões é o maior poeta português de todos os tempos. Escreveu «Os Lusíadas» que nos dão a conhecer a História de Portugal desde o início da nacionalidade até ao reinado de D. Manuel I. Sobretudo a descoberta do caminho marítimo para a Índia e os feitos gloriosos da nossa história.

Luís de Camões viveu os últimos dias da sua vida na miséria. Morreu a 10 de Junho de 1580. Esta data, em homenagem ao «Príncipe dos Poetas» é feriado nacional e é comemorada em todo o País como sendo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A paixão de Luís de Camões era a sua Pátria. Ele não se cansava de o dizer: “Esta é a ditosa Pátria minha amada.”
Para saberes mais sobre Luís Vaz de Camões clica nas imagens:


2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!!!
Nós gostámos muito do trabalho que fizemos e queriamos agradecer à professora pela ideia do trabalho.
Visitem o blog das flores lindas que é das meninas do 4ºano e uma menina de outra terra.

Anónimo disse...

A vossa professora tem sempre boas ideias e quando apanha alunos que as gostem de pôr em prática, melhor ainda elas ficam. Só é pena o ano estar a acabar.